Filipe já venceu os "Ídolos"

Cinquenta nomes de peso aceitaram o desafio da <b>Notícias TV</b> e elegeram o "seu" ídolo. Os olhos azuis de Filipe, o bâton encarnado de Inês e a garra de Solange já não deixam ninguém indiferente.
Publicado a
Atualizado a

Filipe Pinto é o grande favorito à vitória do programa Ídolos (SIC). Esta é a conclusão de uma sondagem  realizada, por telefone, pela Notícias TV a 50 personalidades nacionais ligadas à televisão e à música, entre os dias 11 e 15. Entre hesitações e até faltas de reconhecimento de nomes, o concorrente de S. Mamede de Infesta, Matosinhos, de 21 anos, (re) conhecido por muitos como "o rapaz de olhos azuis", foi o favorito de 22 famosos da nossa praça, bem distante dos restantes finalistas do programa de Carnaxide. No pódio, há ainda lugar para Inês Laranjeira, de 16 anos, com dez votos e assegurando assim o segundo lugar. Logo seguida de Solange Hilário, com a mesma idade, que conquistou a preferência de sete ilustres. Refira-se ainda que todos os restantes candidatos a próximo ídolo de Portugal receberam, no mínimo, um voto, à excepção de Mariana, a única a ficar de fora dos favoritos da meia centena de famosos inquiridos. De esclarecer também que em caso de indecisão na escolha do candidato preferido, foi atribuído um ponto a cada uma das opções apontadas pela figura pública.

A vitória significativa de Filipe parece não surpreender o pai, José Pinto. "Ele cativa as pessoas. Com a postura, com a voz, com o olhar. A música é uma paixão para ele e é algo que tem na alma", confessou à Notícias TV o pai do estudante de Engenharia Florestal, adiantando que fica "muito orgulhoso" com o resultado do inquérito. Mas considera que todos os candidatos do programa reúnem as "condições e o talento" para ganhar o programa. Sobre a participação de Filipe no Ídolos, José frisa que a vê como "um valor acrescido". "Ouço as canções dele em casa e gosto muito, mas no palco do programa ele sofre uma metamorfose. Transporta a música de uma maneira incrível e essa postura deixa adivinhar que ele pode chegar longe na música", rematou.

Talento de Filipe "não se explica por palavras"

"Há talentos que não se conseguem colocar por palavras. Ele é especial porque se destaca do ideal de ídolo", justificou à Notícias TV Clara de Sousa. Também Ricardo Pereira, protagonista de Perfeito Coração (SIC), confessou ter ficado rendido ao candidato nortenho quando o ouviu cantar Radiohead. "É a minha banda favorita. O Filipe tem imenso talento para cantar", frisou. A mesma música conquistou Pedro Pinto, o pivô do Jornal Nacional (TVI), que também partilha a banda preferida com o actor. Diana Chaves é outra fã de Filipe Pinto. A actriz e apresentadora da SIC adianta que "ele tem uma grande voz, garra e uma força contagiante". As actrizes Andreia Dinis e Ana Bola são algumas das famosas a manifestarem o desejo de ver Filipe cantar noutro registo. Será que é já no próximo domingo?

Inês parece "saída de um filme"

Aos 16 anos, a "Lolita" de Ídolos, como ficou conhecida Inês Laranjeira, conquista um segundo lugar firme. Entre os admiradores da jovem do Montijo está Rita Ferro Rodrigues. "Ela canta muito bem. É super original e parece saída de um filme", adiantou à Notícias TV a apresentadora da Companhia das Manhãs (SIC). Joana Solnado também não tem dúvidas. Inês é a sua favorita por uma questão de identificação. "Ela e o Salvador vão mais ao encontro do meu gosto musical, o blues e o jazz", disse a Leonor de Sentimentos (TVI). Nuno da Câmara Pereira, com uma carreira de largos anos, é peremptório: "Ela é extraordinária. Com esta idade, revela uma enorme maturidade na voz, sem ser convencida. É a chamada humildade não revelada", revelou o fadista.

O "furacão de palco" Solange

"A Solange representa o pacote completo", disse Vanessa Oliveira, apresentadora do Fama Show (SIC) e admiradora confessa da concorrente de Matosinhos, de 16 anos, que ocupa o terceiro lugar da preferência dos 50 famosos. Carlos Cruz concorda com esta opinião ao dizer que Solange "é o talento mais completo do programa, um caso sério de sucesso", conforme revelou à Notícias TV. Uma ideia, aliás, consensual entre os seguidores famosos da jovem. "Ela recolhe os elementos essenciais para ser um ídolo", afirmou o argumentista e actor Tozé Martinho, ao justificar a sua preferência. E que elementos são estes? "Voz, atitude, imagem e energia", explica Tozé Brito, conceituado produtor e músico. José Figueiras é outra personalidade da televisão que está encantado com a concorrente. E diz: "Ela tem ar de ser tímida, mas é um furacão em palco". (risos)   

"Não tenho pachorra para amadores"

Fenómeno actual de audiências, arrasando com a concorrência do prime time dos domingos, o Ídolos está longe de ser consensual no que toca à opinião dos famosos. "Nunca gostei do formato. Não tenho pachorra para amadores", confessou Herman José à Notícias TV. E adianta não conseguir, sequer, sintonizar o canal de Carnaxide. "Estou numa fase de nojo com a SIC", remata o humorista. Quem não segue o programa é também  Francisco Mendes, que  assume ser "contra os comentários negativos que se fazem em relação à voz, ao aspecto, etc.". O apresentador do Top + (RTP1) vai mais longe. "Nunca fui a favor destes programas, isto não é atletismo nem uma corrida de carros." Jorge Gabriel, a cara da Praça da Alegria (RTP1), também está de acordo. "Uma coisa é avaliar, outra coisa é partir para ofensas. Pode dar-se uma opinião sem ter de humilhar", revelou o apresentador da estação pública, que admite não apreciar este tipo de avaliação. Diogo Morgado, apesar de gostar de assistir ao Ídolos, aponta a "perversidade" que o programa poderá ter ao furar as expectativas dos jovens cantores. É nesse ponto que Teresa Guilherme quer chegar ao dizer que "não existe mercado" na música portuguesa. "É um meio muito restrito. Este programa dá visibilidade, mas não é nenhuma garantia", confidenciou a comunicadora.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt